quinta-feira, 19 de junho de 2014

21/06/14 - RECOMENDAÇÕES DA OMS


No nosso próximo encontro ISTHAR CASTANHAL, vamos apresentar a lista de
Recomendações da Organização Mundial de Saúde: série de recomendações para o parto e para o recém-nascido, baseadas em evidências científicas. Lista de condutas obstétricas classificadas entre úteis e as  prejudiciais e frequentemente utilizadas de forma inapropriada que deveriam ser abolidas pelos profissionais durante o atendimento ao parto.

Vamos discutir tais condutas, venha contribuir e tirar suas duvidas!!

*Relembrando*
Quando: 21 de junho 2014 das 9h às 11h
Tema: Recomendações da OMS
Onde: Av. Barão do Rio Branco n. 1275, sala 202. Prédio verde ao lado da Farmácia Diamantina.
Cidade: Castanhal/PA

Você sabia?
"Na área da assistência ao parto, comprovou-se já na década de 1980, que a distância entre a prática e as evidências era alarmante". Apesar disso, o ritmo de mudança nas práticas tem sido muito lento, e estima-se que atualmente na América Latina apenas 15% dos procedimentos utilizados sejam baseados em evidências sólidas (CLAP, 2003, apud DINIZ E DUARTE, 2004).
O grupo da Colaboração Cochrane de Gravidez e Parto foi um dos que primeiro se organizaram e desenvolveram pesquisas acerca do tema, tendo se tornado referencia para os demais. Em 1989, o grupo publicou exaustiva revisão dos procedimentos, e, em 1993, um de seus resultados mais importantes foi a publicação da revisão sistemática de cerca de 40.000 estudos sobre 275 práticas de assistência perinatal, classificados quanto a efetividade e a segurança... 
...Uma síntese desse trabalho foi publicada primeiramente pela Organização Mundial de Saúde (OMS)...No Brasil, as Recomendações da OMS foram publicadas pelo Ministério da Saúde com o título Assistência ao Parto Normal - um guia prático, e enviadas aos ginecologistas e às enfermeiras obstetrizes. Esse livreto mostra, com base em evidências científicas, que o atendimento ao parto normal no Brasil se vale, em grande medida, do que a ciência condena" (DINIZ & DUARTE, 2004)
Livro: Parto Normal ou Cesárea?: o que toda mulher deve saber (e todo homem também)/Simone Grilo e Ana Cristina Duarte. - Rio de Janeiro: Editora UNESP, 2004. 

domingo, 1 de junho de 2014